24.9 C
New York
Sunday, June 30, 2024

Coisas para fazer em Monte Amiata na Toscana

Quase odeio escrever um artigo sobre Monte Amiata na Toscana porque é pouco conhecido pelos turistas estrangeiros. Devo revelar alguns de seus segredos aqui? Acho que é seu dia de sorte, pois você está prestes a aprender sobre algumas das muitas coisas incríveis para fazer em Monte Amiata.

Muitos conhecem a Toscana através de Florença e Siena, do Val d’Orcia e de cidades icônicas como Montepulciano, Pienza e San Geminiano.

Apesar de ter vivido oito anos em Roma nos anos 80, só tinha estado em Florença. E depois de fazer isso, presumi ter visto a Toscana. Mas há alguns anos, meu parceiro queria planejar uma viagem mais rural para explorar Val d’Orcia. Eu tinha visto as fotos das colinas e dos ciprestes ao longe, que pensei serem “bonito”, mas não vi grande coisa.

Até que fomos para lá.

Por que você precisa visitar a área de Val d’Orcia na Toscana

É impossível capturar a nossa experiência na região de Val d’Orcia, na Toscana, mas darei um exemplo.

Um dia entramos no carro e decidimos explorar sem objetivo; quando vimos uma estrada não pavimentada, viramos; quando vimos algumas casas toscanas no topo de uma colina, fomos até lá; quando víamos outros carros, encontrávamos pequenas estradas onde não havia nenhuma.

A certa altura, estacionamos na beira da estrada e subimos e descemos algumas colinas. No topo de um daqueles morros, paramos, olhamos e ouvimos. Ao nosso redor estavam as colinas douradas cheias de trigo balançando ao vento; as brisas suaves e inconstantes zumbiam ao nosso redor, e o isolamento do native nos acenava para não falarmos.

Colinas em Val d'Orcia, na Toscana, Itália.
Colinas em Val d’Orcia, na Toscana, Itália.

Depois de alguns minutos, meu parceiro disse: “Isso é tão lindo que não tenho palavras.”

Essa é a área de Val d’Orcia da Toscana para mim.

Explorando Monte Amiata na Toscana

Um amigo de Roma encorajou-nos a ir ao Monte Amiata área há anos. “É uma cidade?” Perguntei. Ele balançou sua cabeça. “Não, é uma região!”

Vistas do Monte Amiata na Toscana

“Monte” significa “montanha”e a 1.738 metros, a montanha, com suas incríveis florestas de bétulas, abriga de tudo, desde esportes de inverno, mountain bike e trekking até piqueniques em família e tenting.

Finalmente, ouvimos o nosso amigo; desde que estávamos em Apúliavoamos para Pisa, aluguei um carro, e seguimos para o nosso destino. Nosso amigo nos deu uma lista de cidades que ele sugeriu que explorássemos.

Belas cidades em Monte Amiata:

• Abadia San Salvatore
  • Arcidosso
  • Castelo do Piano
  • Seggiano
  • Santa Fiora
  • Piancastagnaio

O que encontramos:

Nosso amigo native nos prometeu: “Se você for, eu sei que você vai adorar!” Suas palavras foram proféticas.

À medida que caminhávamos de cidade em cidade, passávamos por densas florestas de bétulas tão lindas que parecíamos estar em um conto de fadas. Foi um desafio comparar as florestas de pinheiros e sequóias da Califórnia com o que encontramos no Monte Amiata; é um tipo diferente de beleza – igualmente inspiradora, mas em outra categoria.

Durante nossa viagem pela floresta, meu parceiro exclamou: “Isso é tão lindo que é ridículo!” Eu respondi, usando uma expressão que ouvi de meus alunos do ensino médio: “Isso é doentio!” Lol.

Floresta e trilhas de bicicleta em Monte Amiata, na Toscana, Itália.
Forrest em Monte Amiata na Toscana, Itália.

Ficamos surpresos com a arquitetura e a vibração diferentes que cada cidade tem. No papel, eu gostei Abbádia principalmente, por causa de sua maior população e instalações esportivas. Mas pessoalmente, me apaixonei por Arcidossoonde tanto o centro medieval quanto a cidade moderna são lindos.

Continua após a publicidade..

Certa manhã, fomos para Seggiano e sentei-me na periferia da cidade com vista para as colinas onduladas da Toscana; period tão lindo que parecia irreal.

Vá ao topo do Monte Amiata

“É preciso subir ao topo do Monte Amiata no teleférico; funciona o ano todo e é incrível”, um amigo native nos contou. Como havíamos feito de Abadia nossa base, dirigir pela área florestal demorou pouco tempo, passando por belas áreas de piquenique, campings e cabanas particulares ao longo do caminho.

Sabíamos que estávamos perto da zona quando chegámos a um prado rodeado por alguns cafés e um resort de montanha; muitas famílias estavam no gramado. Alguns faziam piqueniques, outros jogavam futebol ou outros esportes. Paramos para tomar um café e seguimos até a área do teleférico.

Vá para o topo do Monte Amiata, Toscana

Notamos pela primeira vez o grande número de pessoas trazendo suas mountain bikes para os teleféricos. Perguntamos aos caras que estavam na fila o que estava acontecendo. “Pegamos o elevador até o topo e depois descemos a ciclovia; então subimos e fazemos tudo de novo!”

Assim que subimos no elevador, vimos a que ele se referia, já que 12 metros abaixo de nós havia uma ciclovia incrivelmente longa e bem cuidada. Algumas partes pareciam desafiadoras, outras fáceis. “Você quer tentar?” meu parceiro perguntou. Eu balancei minha cabeça. “Não sem capacete e armadura,” Eu respondi.

Os motociclistas na trilha estavam se divertindo muito.

Quando chegamos ao topo, avistamos a pista de esqui abaixo, já que o Monte Amiata é uma área de esqui fashionable no inverno.

Saltando do elevador, caminhamos brevemente até uma cruz que marcava o pico. Havia algumas lojas e um café/restaurante com excelentes vistas, mas preferimos a plataforma em frente ao cruzeiro do século XIX, de onde podíamos ver todo o Val d’Orcia se estende diante de nós.

Conversamos com alguns moradores que apontaram as cidades distantes. “Da próxima vez, você pode querer subir,” uma simpática senhora native disse. “É mais fácil do que parece; na verdade, subi hoje e estou voltando com meus amigos”, ela continuou.

Continua após a publicidade..

Agradecemos às pessoas gentis que conhecemos, pegamos o elevador e voltamos para Abadia pela floresta de faias.

Quando o sol poente começou a brilhar entre as árvores e as sombras ficaram mais longas, meu parceiro exclamou: “Que lugar mágico!”

Explorando as cidades de Monte Amiata na Toscana

muitas cidades únicas e bonitas na área de Monte Amiatamas vou compartilhar alguns que exploramos.

Santa Fiora

Santa Fiora é o lugar perfeito para tomar café da manhã. É uma pequena cidade histórica de pedra no topo de uma colina com uma vista deslumbrante. Existe um café com mesas ao ar livre mesmo à saída da zona histórica; escolhemos este lugar para começar o dia todas as manhãs. O café tem um clima descolado e acolhedor e faz um excelente café.

Café da manhã em Santa Fiora, Amiata, Toscana, Itália.

Seggiano

Seggiano é outra cidade pequena, mas bonita, onde mora um amigo nosso. Certa noite, quando explorámos o centro histórico, notámos que, na praça central, havia uma discussão de livros com um autor numa extremidade, cafés com mesas ao ar livre cheias de clientes a beber uma borrifada na outra e, no meio , famílias com crianças se divertindo. A cidade e a praça eram muito animadas e bonitas.

Um mapa da Comune Di Seggiano na Toscana

Abadia San Salvatore

Queria ir para Abadia San Salvatore por causa da abadia, cuja fundação knowledge de 743. Embora estacionar fosse um desafio, valeu a pena quando entramos na cripta da abadia. A abadia acima foi construída em 1035 em estilo românico, com fachada alta e estreita e duas torres sineiras.

A cripta poderá datar do século VII e as suas trinta e duas colunas, decoradas com motivos animais e vegetais, conferem ao espaço uma sensação de permanência (a pedra) e de vida (as esculturas vegetais e animais).

Igreja da Abadia em Abadia del Salvatore, Amiata, Toscana, Itália.

Arcidosso

Arcidosso é outra cidade que vale a pena visitar por causa de seu lindo centro histórico, área limpa e nova da cidade, cafés, lojas e padarias. Voltamos frequentemente a esta cidade para sentar em um de seus cafés ao ar livre, saborear nossos cafés e aproveitar o belo momento.

A cidade também acolhe o pageant anual da castanha, geralmente em outubro. Os habitantes locais afluem à zona para participar na música tradicional, nas danças, nas barracas de artesanato, no mercado de antiguidades e nas reconstituições históricas no castelo e no centro histórico. Há também uma infinidade de pratos de castanha, desde cerveja de castanha até doces, e as fazendas locais de castanha recebem visitantes em passeios pela arte de cultivar as incríveis castanhas que dão sabor a esta cidade.

Continua após a publicidade..
Vista de Arcidosso, Amiata, Toscana, Itália.

Ao sair de Arcidosso para retornar a Abadia, avistamos movimento em um morro com um monumento no topo. Nunca deixando passar a curiosidade, desviamos, descemos a estrada lateral, viramos e olhamos para cima. “O que….????!!!” Eu disse. Baixamos as janelas para ver melhor o javali remexendo a poucos metros do nosso carro. “Saia para tirar uma foto!” meu parceiro me incentivou.

Virei-me para ele como se ele fosse louco. “Estou bem,” Eu respondi.

Depois de alguns minutos nos despedimos do javali e voltamos ao nosso alojamento.

Monte Amiata, na Toscana, nunca estaria no nosso radar se não tivéssemos ouvido nossos amigos locais nos incentivando a ir para lá.

Nossa descoberta desta área incrível, mas pouco conhecida, nos mostrou que a vontade de explorar além dos guias muitas vezes traz os frutos de viagem mais significativos.

• Marcos Tedesco

Sou escritor e educador e resido na Califórnia e na Itália. Gosto de tecer histórias conectando o presente ao passado e explorar anseios expressos em relacionamentos, eventos, cultura e história. Escrevi nos gêneros de viagem, ficção histórica, livro de memórias, autoajuda e ficção infantil.